“A Diplomata é uma moça fina, que toma chá na sua varanda, ao som dos pássaros.” Mas como não nasci em berço inglês e o meu som é a Zabumba, meu café é forte e sem açúcar. Com isso, estão todos convidados a tomar uma boa xícara de café em uma longa conversa com, A Diplomata.

Minhas Redes Sociais: http://www.meadiciona.com/jessicarutherford

sábado, 21 de maio de 2011

Levantamento dos Índices de Inflação e de Crescimento Econômico do País (2000-2010)

Através dos gráficos e tabelas apresentados, em anexo, podemos observar as taxas inflacionárias e de crescimento econômico que demostram a variação dos índices colhidos entre os anos 2000-2010. Com base nesses dados podemos analisar que:

  • Nos índices de inflação, houve uma queda perceptiva em 2003 e 2006, em relação aos anos anteriores a estes - sendo 2003 o ano que obteve a segunda maior taxa de elevação, entre os anos estudados – A partir desta baixa, deu-se o início do equilíbrio economico do Brasil, até 2006 – que apresenta a menor taxa inflacionária do período – ambas as quedas ocorreram devido a desvalorização do mercado ou queda de compra do dinheiro. O ano que obteve maior índice inflacionário foi o ano de 2002, onde houve um aperto monetário significativo. A partir de 2007 até 2010, os índices seguiram uma linha crescente referente as esses valores. A partir desta análise acredita-se que o nosso país precisa reduzir os custos, para recuperar o equilíbrio e devolver o poder de compra.

  • De acordo com os índices do PIB, podemos analisar que entre os períodos de 2001 à 2003, houve uma baixa contínua nas suas taxas. Período de desvalorização que conseguiu manter um equilíbrio nos anos subsequentes até chegar em 2009 – menor indice do período – em que tivemos uma queda significativa e logo em seguida, em 2010, uma surpreendente recuperação. Recuperação essa, que nos apresentou o maior indice dos últimos 10 anos.

  • O PIB, produto interno bruto, representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais, produzidos numa determinada região . Na tabela em anexo, apresentamos alguns destes itens, que fazem parte desta soma. Foram eles: Formação do Capital Bruto Fixo, Poupança Bruta, Investimentos e Carga Tributária. Temos ainda as taxas de serviço, indústria, agropecuária, Importação, exportação, desemprego, entre outras taxas que definem o crescimento econômico brasileiro.


Em 2008, o Brasil ocupou o 2º lugar na Lista de países americanos por PIB nominal, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Já na Lista de 2010 do Fundo Monetário Internacional, o Brasil ocupou o 8º lugar, ficando atrás dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália.

A partir dos gráficos e tabelas é possível observar, em detalhes, tudo o que foi conceituado anteriormente. A tabela, apresenta as taxas corretas dos índices e o ano ao qual cada um pertence, e os gráficos deixam explícitos de forma clara, as altas e baixas da economia, onde podemos observar e entender melhor, os déficits e superávits de 2000-2010.



Anexos


Clique na imagem para ampliar.


Clique na imagem para ampliar.


Clique na imagem para ampliar.



Essa pesquisa foi elaborada pela graduanda em Direito, Jessica Rutherford, a partir dos conhecimentos adquiridos nos estudos da Teoria Econômica e com base nos dados extraídos do site do IBGE e do site de pesquisas Wikipedia.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Vereador Valdir Santos, visita a Coordenadoria de Educação para o Trânsito - SMTT/AJU.


A Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT/AJU, recebeu ontem, 28, a visita do vereador Valdir Santos (PTdoB-SE). Em conversa descontraída, foi discutida a relação entre o trânsito e o indivíduo, como está sendo aplicado o processo educacional no trânsito do nosso município e sobre a importância da adesão da Câmara, ao Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito.

Em convite, o vereador falou sobre o desejo de abrir uma Sessão Especial na CMA, para apresentação do Comitê aos vereadores e, na oportunidade, demonstrar os projetos educativos que a CET/SMTT, vem realizando nos últimos meses.

Ainda em conversa, o vereador citou um dos principais problemas do trânsito de Aracaju em horários estratégicos, os congestionamentos na porta das escolas. Problema esse, em que a população reclama e cobra do poder público, entretanto, a organização desse problema é de responsabilidade das instituições (colégios, universidades...), que deveriam oferecer infraestrutura personalizada, permitindo uma melhor fluidez no trânsito, já que elas são o polo gerador de tráfego.


Fiscalização Eletrônica

A respeito desse tema, o vereador sinalizou como positiva, a idéia de retornar esse tipo de fiscalização. "Eu concordo com a volta dos pardais, mas, de forma estratégica. O fato de não ter o radar, faz com que as  pessoas ultrapassem os limites de velocidade" disse o vereador, justificando sua afirmação correlacionando os acidentes de trânsito, acontecidos recentemente, devido a imprudencia dos motoristas, motociclistas, ciclistas e até dos próprios pedestres. "Trânsito é uma questão de respeito a vida" alertou.


Educação

Segundo Valdir, "a educação é o segundo fator que mais salva a sociedade, é a forma mais garantida de proteger a vida". Praticando essa citação, o vereador, construiu a "Casa da Comunidade", uma instituição que promove cursos de informática (básico e avançado), massoterapia, cabelereiro e inglês. Os cursos tem duração média de 50 dias. "Hoje, nós temos 100 alunos, em média 20 alunos para cada curso" informou.


Ciclomotores


Em debate com a equipe de Educação, Valdir colocou a atual situação dos ciclomotores (veículos de até 50 cilindradas), que precisam passar pelo processo de cadastramento e os condutores precisam de orientação. "Votei a favor da legalização dos ciclomotores. Quem faz o uso dessa 'motoneta', é a população mais humilde." ressaltou o vereador.


Os acidentes acontecem porque a grande maioria dos cidadãos que adquirem esse tipo de veículo, não tem habilitação (ACC) para conduzi-lo, com isso, viram vítimas fáceis da violência no trânsito.