“A Diplomata é uma moça fina, que toma chá na sua varanda, ao som dos pássaros.” Mas como não nasci em berço inglês e o meu som é a Zabumba, meu café é forte e sem açúcar. Com isso, estão todos convidados a tomar uma boa xícara de café em uma longa conversa com, A Diplomata.

Minhas Redes Sociais: http://www.meadiciona.com/jessicarutherford

quarta-feira, 30 de março de 2011

A Morte Inventada: Análise sobre a Alienação Parental


Análise produzida pela graduanda em Direito, Jessica Rutherford, a partir dos conhecimentos adquiridos através de estudos na área da Psicologia Jurídica e através dos depoimentos reproduzidos no documentário "A morte inventada". 





Por: Jessica Rutherford


Existem casamentos que não dão certo e chegam ao fim. Este término é chamado de “separação”. Nem sempre ambas as partes estão de acordo e a parte não concordante, faz de tudo para dificultar o andamento do processo. E quando se tem filhos, estes são usados, pela mãe ou pai, para manter o relacionamento ou vingar-se da separação.

É com esse texto introdutório, que eu começo a análise sobre "A morte inventada", documentário que promove uma discussão sobre a Alienação Parental. Este documentário é constituído de depoimentos de filhos que foram proibidos de ver os pais, após a separação.

Antes de entrar no resumo, de fato, tentarei passar um conceito prévio sobre o tema principal. Pois bem, a Alienação Parental é uma interferência ou abuso na formação psicológica, muito comum nos dias de hoje, e acontece quando o pai ou a mãe, já separados, incentivam o filho ao ódio do outro. Essa manifestação maldosa por parte do genitor ou genitora, “pode causar distúrbios psicológicos capazes de afetar a criança pelo resto da vida, como: depressão crônica, transtornos de identidade, sentimento incontrolável de culpa, comportamento hostil e dupla personalidade”, segundo explicações do deputado federal Régis de Oliveira (PSC-SP), com base na Lei 12.318/10, que regulamenta a síndrome de alienação parental e estabelece punições para essa conduta.

Contudo, este documentário objetiva passar uma realidade desconhecida pela sociedade: A manipulação dos filhos pelos pais. Enriquecido com depoimentos de pais, advogados, desembargadores, psicólogos e filhos, e baseada na história do próprio diretor, este documentário revela a forma com que as mães ou pais, influenciam e “contaminam” os seus filhos com falsas histórias de que o seu pai ou sua mãe, supostamente, não tinham o interesse de vê-los. E só depois do amadurecimento destas crianças, que foram orientadas de forma errada, é que os filhos puderam perceber que o erro maior era daquele que vivia consigo, perdendo assim, a oportunidade de uma convivência harmoniosa com o outro genitor(a).


2 comentários:

  1. Baixar o Documentário - A Morte Inventada: A Alienação Parental - http://goo.gl/fU7sp

    ResponderExcluir