“A Diplomata é uma moça fina, que toma chá na sua varanda, ao som dos pássaros.” Mas como não nasci em berço inglês e o meu som é a Zabumba, meu café é forte e sem açúcar. Com isso, estão todos convidados a tomar uma boa xícara de café em uma longa conversa com, A Diplomata.

Minhas Redes Sociais: http://www.meadiciona.com/jessicarutherford

sábado, 22 de janeiro de 2011

Entrevista: Mendonça Prado.

O Deputado federal Mendonça Prado (DEM-SE), foi entrevistado nesta Quinta Feira, 20 de janeiro, pelo “Jornal da Manha”, na radio Joven Pan. Para falar sobre o seu mandato parlamentar, mas principalmente, se ele será ou não, candidato a prefeito de Aracaju ou de Nossa Senhora do Socorro. 



Sobre a candidatura 2012

Mendonça alega que ainda é muito cedo para discutir as possibilidades da candidatura em 2012. Esta, ainda não está na sua pauta de discussões, devido ao seu envolvimento com outras questões partidárias.

O Deputado também falou sobre o carinho que tem por Aracaju e Socorro, cidades onde teve o maior indice de votação na campanha de 2010. “Dos 90 mil votos do estado, 50mil foi de Aracaju e 9 mil de Nossa Senhora do Socorro. Então, são duas cidades que demonstraram carinho, afeto muito grande, por mim. E por essa razão, eu quero dizer que tenho uma paixão extraordinária por essas cidades, principalmente pelo povo dessas cidades.” disse Mendonça.

Aracaju x Socorro

A respeito das dúvidas e dos comentários que estão sendo gerados sobre a possível candidatura em Socorro, Mendonça afirma gostar muito da cidade e ter uma receptividade extraordinária do povo, mas devido a questões legais, alteração de domicílio eleitoral (já que possui seu nome eleitoral em Aracaju), não manifesta essa possibilidade. “Vamos tomar uma decisão mais adiante no 2º semestre de 2011. Mas confesso que não concordo com este tipo de procedimento, “jeitinho” e alterações em função de momento político.”completou.


Probabilidade de João Alves 2012

Segundo o deputado, o partido ainda vai se reunir para conversar e decidir sobre a candidatura. “O ex-governador João Alves tem uma história política, tem um passado que todos conhecem como administrador público, mas ainda não dialoguei sobre esse desejo, sobre essa possibilidade.” alertou. Mendonça disse ainda, que essa possibilidade é uma questão que o próprio ex-governador deve decidir e depois ser submetido a apreciação dos demais membros do partido.

Quando questionado pelo jornalista, se defendia a candidatura de João, Mendonça argumentou que apoia a candidatura de qualquer um do partido. “O governador João Alves tem a sua tradição e sendo ele o candidato, tenho certeza que ele reune todas as características, todas as qualidades, todas as condições necessárias para fazer uma boa administração.” concluiu


Atuais Desafios

Mendonça Prado falou sobre a eleição da bancada dos Democratas na Câmara dos Deputados, onde está como candidato a lider do partido. Disse que o seu atual desafio é exatamente este e precisa concentrar-se na campanha em que está envolvido. “Eu tenho viajado muito, tenho recebido alguns colegas para discutir o processo que nós vamos ver no próximo dia 31 e isso certamente me leva a concentrar os meus esforços, toda a minha visão, para esse pleito que é muito importante.” disse o deputado, sobre conversas com colegas do DEM, de diversos estados brasileiros.


Liderança dos Democratas, na Câmara Federal.

O Deputado deu detalhes sobre o processo da liderança da bancada dos Democratas. Explicou que no inicio a disputa era apenas com Marcos Monte (DEM-MG), que tinha o apoio do grupo liderado pelo ex-senador Jorge Bornhause(DEM-SC). E que no decorrer da campanha, surgiu a candidatura do Deputado ACM Neto(DEM-BA), o qual Mendonça fez questão que enfatizar o carinho que tem pelo amigo. “Todos conhecem a nossa relação de amizade, ele está sempre aqui, assim como eu estou sempre com ele.” afirmou.

Mendonça Prado, acredita que algumas conversas serão eficazes, para discutir e mostrar quais são as ideias e dar sugestões para aquele que chegar ao poder. “Estou muito feliz e honrado com a possibilidade de chegar a liderança, de vencer esse pleito, se houver realmente a disputa. Mas para mim tem sido muito importante, tem sido um aprendizado extraordinário, esse diálogo que eu tenho mantido, principalmente, com a liderança do meu partido, nacionalmente. Isso tem dado uma experiência muito importante na minha vida política.” concluiu.


O bi-motor

Mendonça deixou claro, que não acha justo a aquisição de um bi-motor, em um estado onde, existem outras prioridades. “O governador Marcelo Déda, perdeu dois milhões de reais que incluí, até da emenda individual, que poderia até ter destinado a um outro setor, mas destinei a segurança pública, para a construção de um stand de tiros, que é uma escola de capacitação. Nós temos policias com 25 anos de polícia, que só dispararam uma arma cinco vezes em instrução, quando iniciaram a sua carreira. Então esse policial precisa ser capacitado. O governo não dá a ele o ensinamento, o aprendizado para ele atirar, mas dá um avião bi-motor, velho, que precisa de revisão e que tem um custo altíssimo.” reclamou.

Outra questão levantada pelo deputado, é a não existência de pistas apropriadas para o pouso do avião e pequena dimensão geográfica do estado. “Nós precisamos saber se esse avião é para a segurança pública ou se é para atender as vaidades do governador Marcelo Déda. Eu tenho essa dúvida.” questionou. O mesmo afirmou ainda que, parte do valor deveria ser direcionado ao grupo de mulheres da polícia militar, que não possuem coletes para o gênero feminino e que a polícia precisa de capacitação, de novas políticas públicas e da valorização dos seus agentes.


Ponte Estância/Indiaroba

Mendonça desconfia que essa obra tenha transferência de recursos federais. Segundo observações do mesmo, as obras do estado, até o período da eleição, estavam andando corretamente e o calendário de pagamento dos servidores e dos prestadores de serviço, estavam dentro dos prazos. Mas afirma que após o pleito eleitoral, houve atrasos e algumas obras paralisaram. “Isso pode ser o uso de recursos públicos na campanha eleitoral. Tudo se deu dentro dos prazos legais até três de outubro e posteriormente sofreu uma série de atrasos. Então, eu acho que o Ministério Público deveria investigar quais são as verdadeiras razões para esses atrasos, para essas paralisações, porque me parece que houve uma “gastança” na campanha eleitoral para vencer o pleito. E se for constatado, será um crime eleitoral, sem precedentes na história. Nós precisamos verificar se isso, de fato, ocorreu.”concluiu.


O PT: Rogério x Dutra.

O Deputado Mendonça Prado, diz que essa é uma questão do PT. “É lógico que todos queiram pleitear o cargo de governador do estado. Eu vejo isso como natural, e acho que qualquer político quer chegar ao governo, quer ser prefeito, quer ser governador.” afirmou. Ousando ainda dizer, que quanto mais houver confusão no PT, melhor será para a oposição.


Renovação dos Democratas

O deputado reconhece que o partido precisa atrair novas lideranças. Precisa de jovens, de profissionais liberais, de pessoas que possam colaborar para o desenvolvimento do estado. “Talvez o partido ainda não tenha tido oportunidade, capacidade para mostrar que tem boas propostas, que tem compromisso com a sociedade. Nós precisamos sim, buscar essa aproximação com setores, com os médicos, com os radialistas, com os jornalistas, com os advogados. Dialogar, convidar e mostrar o compromisso que temos com a sociedade, com as categorias profissionais, mostrar que temos capacidades de lutar e de buscar aqueles objetivos que são comuns, não apenas aos integrantes do nosso partido, mas, aos diversos setores da sociedade.”declarou.


Administração de Edvaldo Nogueira

Mendonça deu nota zero, para a administração do prefeito e o acusou do não cumprimento das suas promessas. “O que ele prometeu, não cumpriu nada. Prometeu escola em tempo integral, construir um hospital da criança, da mulher e do idoso. Mentiu para o povo.” afirmou. O deputado disse ter perdido a eleição, devido as falsas promessas de Edvaldo. Ele falou também, de um assunto que tem sido muito discutido atualmente, que é não licitação do transporte publico. “O povo está rodando nessas latas velhas, pela cidade. O prefeito prometeu um trânsito cidadão, mas agora encheu a cidade de radares, uma indústria de multas, um hábito irresponsável.” concluiu.


Administração de Marcelo Déda

Totalmente desgostoso com o bi-motor de Marcelo Déda, Mendonça deu nota 0,5 para a sua administração. Ainda o acusou de está brincando com o povo, de estar produzindo um governo a base de marketing. “Eu sou contra, eu gosto mais do governo da ação. Ao invés do governador mostrar um bi-motor, ele deveria trazer aqui, os índices de qualidade, de capacidade dos nossos agentes de segurança. Os índices de elucidação de crime. Isso é o que ele deveria passar para a sociedade, porque aí ele esta mostrando a produção administrativa e é isso que o povo quer saber. Eu queria saber quantas pessoas procuraram, por exemplo, o hospital com problemas cardíacos e quantas foram atendidas.” disse o deputado, afirmando que esse é o interesse da sociedade.

Um comentário:

  1. Publicado no site do parlamentar:
    http://www2.mendoncaprado.com/noticia_ler.php?id=8983

    ResponderExcluir