O vereador Nitinho (DEM) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta quinta, 28/10, para fazer críticas às redes estadual e municipal de saúde, e exigiu que os governantes tomassem providências em relação ao caos instalado em hospitais e clínicas públicas. “O Hospital Cirurgia está fechado neste momento porque não se foi resolvido o impasse com a Secretaria Estadual de Saúde. Isso mesmo. Após diversas reuniões no Ministério Público e enquanto diversas pessoas morrem por falta de atendimento”, afirmou Nitinho.
Segundo o vereador demista, é preciso que providências sejam tomadas em caráter de urgência, caso contrário, ele entrará com uma ação criminal contra o Estado e o Município. “É inadmissível que permitamos a atual situação em que se encontra a saúde de Sergipe. Pessoas estão morrendo e ninguém está sendo responsabilizado. Onde está o dinheiro enviado pelo Governo Federal para investimentos na saúde? Se não for solucionado isso, eu entrarei com uma ação contra o Estado”, questionou.
Ainda em seu pronunciamento, Nitinho destacou o corte do auxílio alimentação de servidores da Secretaria Municipal de Saúde. “O secretário Antônio Samarone tirou esse benefício dos servidores, cujo valor chega a ser de R$ 250. Isso é um absurdo. Onde está o repasse do Governo Federal? O próprio governador Marcelo Déda afirmou que as fundações têm um rombo de R$ 4 milhões. Pessoas estão morrendo e é preciso punir os culpados”, disse Nitinho.
Em aparte, o vereador Jailton Santana (PSC) mostrou números do setor de Oncologia do Hospital Cirurgia. “O setor foi fechado e assim , 2.390 usuários estão sem atendimento porque o poder público não resolve o impasse. Há uma enorme relação de pacientes que estão aguardando para realizar a sua cirurgia. São 370 pessoas aguardando. Afirmo aqui que continuarei insistindo para que Samarone venha a esta casa para prestar esclarecimentos”, destacou Jailton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário