“A Diplomata é uma moça fina, que toma chá na sua varanda, ao som dos pássaros.” Mas como não nasci em berço inglês e o meu som é a Zabumba, meu café é forte e sem açúcar. Com isso, estão todos convidados a tomar uma boa xícara de café em uma longa conversa com, A Diplomata.

Minhas Redes Sociais: http://www.meadiciona.com/jessicarutherford

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dilma lança documento com 13 diretrizes de governo


Expansão do emprego e defesa do meio ambiente estão entre temas. Petista disse que pontos "são gerais" e têm o "sentido de dar diretrizes"

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, apresentou nesta segunda-feira (25) um documento com 13 “compromissos programáticos”, que chamou de diretrizes de governo. Dilma disse que o documento é fruto de "consenso" entre as legendas que apoiam sua candidatura.

Os 13 pontos apresentados pela candidata petista são: fortalecer a democracia política e econômica; expansão do emprego e renda; projeto que assegure sustentável transformação produtiva; defender o meio ambiente; erradicar a pobreza absoluta; atenção especial aos trabalhadores; garantir educação para a igualdade social; transformar o Brasil em potência tecnologia; garantir a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS); prover habitação e vida digna aos brasileiros; valorizar a cultura nacional; combater o crime organizado; defender a soberania nacional - confira abaixo mais detalhes sobre cada ponto.

Antes da divulgação do documento, que aconteceu num hotel em São Paulo, ela teve uma reunião fechada por cerca de meia hora com representantes dos partidos aliados.
"Estamos entregando nossos 13 compromissos programáticos que refletem a força da nossa coligação, desses 11 partidos, em deixar claras quais são as nossas diretrizes", disse, na saída do evento. Dez siglas assinam o documento apresentado nesta segunda: PT, PMDB, PC do B, PR, PDT, PRB, PSC, PSB, PTC e PTN. O 11º partido citado pela candidata, segundo sua assessoria de imprensa, é o PP, que passou a apoiar recentemente a candidatura petista.
Dilma comentou o fato de os pontos serem genéricos e não apresentarem metas. "São esses 13 compromissos que fundam a nossa governabilidade. Obviamente, são gerais, podem fazer alguma referência a metas, mas têm o sentido de dar diretrizes."
Ela justificou ainda o fato de as diretrizes só terem sido apresentadas a seis dias do segundo turno das eleições: "Não é simples fazer 13 propostas com 11 partidos. Isso, se não tiver muito processo de debate, não sai."
Segundo a petista, todas as propostas apresentadas já haviam sido divulgadas anteriormente em seus programas eleitorais no rádio e na TV. “Nós expusemos isso em todos os programas de televisão. Estamos formalizando para o futuro porque, se Deus quiser e eu for eleita, será a base para a governabilidade”, afirmou.
Confira os "13 compromissos programáticos de Dilma Rousseff para debate na sociedade brasileira":

1. Expandir e fortalecer a democracia política, econômica e socialmente.

2. Crescer mais, com expansão do emprego e da renda, com equilíbrio macroeconômico, sem vulnerabilidade externa e desigualdades regionais.

3. Dar seguimento a um projeto nacional de desenvolvimento que assegure grande e sustentável transformação produtiva do Brasil.

4. Defender o meio ambiente e garantir um desenvolvimento sustentável.

5. Erradicar a pobreza absoluta e prosseguir reduzindo as desigualdades. Promover a igualdade, com garantia de futuro para os setores discriminados na sociedade.

6. O Governo Dilma será de todos os brasileiros e brasileiras e dará atenção especial aos trabalhadores.

7. Garantir educação para a igualdade social, a cidadania e o desenvolvimento.

8. Transformar o Brasil em potência científica e tecnológica.

9. Universalizar a saúde e garantir a qualidade do atendimento do SUS.

10. Prover as cidades de habitação, saneamento, transporte e vida digna e segura para os brasileiros.

11. Valorizar a cultura nacional, dialogar com outras culturas, democratizar os bens culturais e favorecer a democratização da comunicação.

12.Garantir a segurança dos cidadãos e combater o crime organizado.

13. Defender a soberania nacional. Por uma presença ativa e altiva do Brasil no mundo.
 
O programa
As três primeiras páginas do programa, um caderno com oito páginas, sem considerar capa e contracapa, apresentação realizações e dados positivos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chamado de governo Lula-Dilma. Há ainda comparações com o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, chamado de FHC-Serra.

Nota: Não deveria comparar, mas... Viva! Dilma 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog