“A Diplomata é uma moça fina, que toma chá na sua varanda, ao som dos pássaros.” Mas como não nasci em berço inglês e o meu som é a Zabumba, meu café é forte e sem açúcar. Com isso, estão todos convidados a tomar uma boa xícara de café em uma longa conversa com, A Diplomata.

Minhas Redes Sociais: http://www.meadiciona.com/jessicarutherford

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CMA: Tribuna Livre debate situação da SMS de Aracaju

A Tribuna Livre desta segunda. 29/11, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi ocupada pela representante dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, Karla Cristina Coutinho Martorelli Perez. Na ocasião, foi apresentada uma pauta de reivindicações da categoria. Entre os temas, assédio moral, regularização, abuso diretivo de poder do empregador, falta da segurança nas unidades de saúde e hospitais e jornada de trabalho. "É de extrema importância a abertura desse espaço junto aos nossos vereadores, autoridades eleitas pelo povo, que tem por obrigação legislar em causas que beneficie os munícipios de Aracaju", disse Karla.

"A realidade da saúde pública em Aracaju", foi o tema principal da explanação de Karla Cristina, que apresentou através de slides, uma visão dos profissionais envolvidos na prestação dos serviço de atendimento em saúde, como o técnico em enfermagem, laboratório, ambulâncias e servidores do nível médio em geral. "Quero aqui apresentar o principal tópico que é o assédio moral, que no setor público é o que plorifera. Esse assédio moral é todo o comportamento abusivo que ameaça, por sua repetição, a integridade física ou psíquica de uma pessoa. É preciso barrar o abuso de poder dos superiores hierárquicos, e um dispositivo legal contribuirá para prevenir o assédio moral no mundo do trabalho, aí incluindo-se a administração pública", esclareceu Cristina.

Segundo Karla, é importante que o poder público reconheça a importância do tema diante das consequências e danos à saúde da vítima, propiciando não somente medidas legais específicas, mas também atendimento interdisciplinar em que os profissionais sejam preparados para ouvir e compreender a vítima, evitando a medicalização 'psiquiatrização do problema social'.
"O servidor público municipal da saúde tem se deparado constantemente com o abuso de poder oriundo da administração pública, de gestores indicados politicamente, que se julgam estar acima do bem e do mal, ocasionando danos morais, físicos e mentais àqueles efetivamente contratados pelo Poder Público que devem ser apreciados como patrimônio do povo, já que, em sua maioria, ingressam nas carreiras públicas e permanecem até sua aposentadoria, trazendo consigo, experiência, além de autonomia e independência para atuar em nome da sociedade, diferentemente daqueles que ocupam cargos públicos comissionados, terceirizações e que dependem do posicionamento político partidário do momento", declarou Karla.

Após fazer um breve relato sobre os demais tópicos, Karla finalizou sua explanação agradecendo a atenção dos vereadores. "Agradeço aqui em especial a Jailton Santana e Gilmar Carvalho, dois cidadãos que abraçaram a nossa causa em nome do povo sergipano. Mais uma vez peço o apoio de todos vocês para que intervenham junto ao prefeito de Aracaju, por estes servidores".

Ainda durante a sessão, o auxiliar de enfermagem Antônio Augusto Santos declarou que está sendo indiciado a responder um inquérito administrativo por recusar a fazer procedimentos errados, no desempenho da sua função no Hospital Nestor Piva, zona Norte da capital. "Eu não apliquei a medicação porque não havia a agulha para a aplicação. Eles queriam que eu aplicasse de qualquer forma", disse Antônio, que ainda exibiu um vídeo demonstrando a situação das precárias instalações do Hospital de Urgência Nestor Piva.
 Os veradores Jailton Santrana (PSC), Juvêncio Oliveira (DEM) e Nitinho (DEM), parabenizaram a representante dos servidores da SMS de Aracaju, pela luta em defesa dos direitos desses servidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog